e034acad@cps.sp.gov.br | (11) 2647-1491



Duração do Curso: 3 semestres
Período: Noite

Coordenadores de Curso

Aprígio: Prof.º Wilson Nobre
E-mail para contato: jose.nobre5@etec.sp.gov.br
Extensões:
Ary Gomes: Karina Costa P. Ronqui
E-mail para contato: karina.ronqui@etec.sp.gov.br

CEU Quinta do Sol: Prof. Robson de Paula
E-mail para contato: robson.andrade6@etec.sp.gov.br

E.E Esther Frankel Sampaio:Prof.º Wilson Nobre
E-mail de contato: jose.nobre5@etec.sp.gov.br

Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS

Perfil Profissional de Conclusão

O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é o profissional que adota postura ética na execução da rotina administrativa, na elaboração do planejamento da produção e materiais, Recursos Humanos, financeiros e mercadológicos. Realiza atividades de controles e auxilia nos processos de direção utilizando ferramentas da informática básica. Fomenta ideias e práticas empreendedoras. Desempenha suas atividades observando as normas de segurança, saúde e higiene do trabalho, bem como as de preservação ambiental.


Mercado de Trabalho

Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.


Certificações

Módulo I: Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Módulo II: Qualificação Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Módulo III: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO



Duração do Curso: 3 semestres
Período: Tarde e Noite
Coordenador do Curso: Prof. Marcelo Batista da Silva
E-mail para contato: marcelo.batista12@etec.sp.gov.br

Eixo Tecnológico: TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

Perfil Profissional de Conclusão

O TÉCNICO EM AGENCIAMENTO DE VIAGEM é o profissional que desenvolve atividades de venda e serviço de pós-venda de produtos turísticos. Elabora roteiros de viagem, pacotes turísticos, emissão de bilhetes e orientação ao viajante. Realiza consultoria de viagens sobre roteiros e destinos, em conformidade com as demandas da atividade turística. Após cursar os três módulos, o ingressante está apto ao credenciamento junto ao Ministério do Turismo, podendo executar serviços de Guiamento Regional e ou Nacional / América do Sul.


Mercado de Trabalho

Agências de viagem, agências de viagem e turismo, agências de intercâmbio, transportadoras turísticas e organismos turísticos públicos ou privados. Empresas de e-commerce da área de turismo, terminais de empresas aeroportuárias, rodoviárias e ferroviárias. Prestação de serviços em empresas turísticas.


Certificações

MÓDULO I – Qualificação Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE DE SERVIÇOS TURÍSTICOS

MÓDULO II – Qualificação Técnica de Nível Médio de PROMOTOR DE PRODUTOS TURÍSTICOS

MÓDULO III – Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM AGENCIAMENTO DE VIAGEM



Apresentação do Curso de Desenvolvimento de Sistemas - Para acessar
Duração do Curso: 3 semestres
Período: Noite

Coordenadores de Curso

Extensões:
CEU Quinta do Sol: Prof. Orlando Ferreira Da Silva
E-mail para contato: orlando.silva13@etec.sp.gov.br

E.E Esther Frankel Sampaio: Prof. Maurício Toledo
E-mail de contato: mauricio.toledo01@etec.sp.gov.br

Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Perfil Profissional de Conclusão

O TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS é o profissional que desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.


Mercado de Trabalho

Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, que demandam sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores; indústrias em geral; comércio; empresas de prestação de serviços e empresas de tecnologia da informação; como autônomo em consultoria, treinamento e desenvolvimento de softwares.


Certificações

MÓDULO I – Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

MÓDULO II – Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de PROGRAMADOR DE COMPUTADORES

MÓDULO III – Habilitação Profissional de Técnico em DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS



Duração do Curso: 3 semestres
Período: Noite
Coordenador do Curso: Prof. Luiz Fabiano
Envie Uma Mensagem: E-mail para contato: luiz.fabiano@etec.sp.gov.br
Conheça Nossas Atividades :

Eixo Tecnológico: CONTROLE EM PROCESSOS INDUSTRIAIS


Mercado de Trabalho

Indústrias; laboratórios de controle de qualidade e de manutenção; empresas de informática, telecomunicações e de produtos eletrônicos.

Perfil Profissional de Conclusão

O TÉCNICO EM ELETRÔNICA é o profissional que participa do desenvolvimento de projetos. Executa a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos. Realiza medições e testes com equipamentos eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.


Certificações

MÓDULO I – SEM CERTIFICAÇÃO TÉCNICA

MÓDULO I + II – AUXILIAR TÉCNICO EM ELETRÔNICA

MÓDULO I + II + III – HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM ELETRÔNICA



Duração do Curso: 3 semestres
Período: Noturno
Coordenação de Área: Prof.º Luiz Fabiano
Envie Uma Mensagem: E-mail para contato: luiz.fabiano@etec.sp.gov.br
Conheça Nossas Atividades :

Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

Perfil Profissional de Conclusão

O TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA é o profissional que atua no projeto e na execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais, conforme especificações técnicas, normas de segurança e com responsabilidade ambiental. Exerce atividades de planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais, além de projeto, de instalação e de manutenção de sistemas de acionamento elétrico e mecânico.

Mercado de Trabalho

Empresas de manutenção e automação industrial; indústrias; laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa; concessionárias de energia.

Certificações
Módulo I: Sem Certificação Técnica
Módulo II: Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de OPERADOR E REPARADOR DE SISTEMAS ELETROMECÂNICOS
Módulo III: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA


Duração do Curso: 3 anos
Período: Integral
Aprígio: Prof. Carlos Diego e Prof. Luiz Fabiano de Melo
E-mail para contato: carlos.moreno2@etec.sp.gov.br | luiz.fabiano@etec.sp.gov.br

Perfil Profissional de Conclusão
O Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio é destinado a alunos que concluiram o Ensino Fundamental. Tem em sua grade as matérias do Ensino Médio (base nacional comum e parte diversificada) e matérias do curso técnico. O curso se divide em 3 anos e ao concluir, o aluno terá o diploma de técnico que lhe dará o direito de exercer as atividades próprias do técnico como também dará o direito de continuar seus estudos no nível Superior.


Cursos

Administração - Integrado ao Ensino Médio

Nesta modalidade de ensino, o aluno cursará o Ensino Médio estruturado em conjunto com a formação de Técnico em Administração, numa jornada de até 40 aulas semanais (até 8 aulas diárias), em cada uma das 3 séries. Ao final do curso, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá, também, o diploma de Técnico em Administração, com validade nacional, de acordo com o perfil profissional a seguir: O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é o profissional que adota postura ética na execução da rotina administrativa, na elaboração do planejamento da produção e materiais, recursos humanos, financeiros e mercadológicos. Realiza atividades de controle e auxilia nos processos de direção, utilizando ferramentas da informática. Fomenta ideias e práticas empreendedoras. Desempenha suas atividades observando as normas de segurança, saúde e higiene do trabalho, bem como as de preservação ambiental.

Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS

Mercado de trabalho
Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
Logística - Integrado ao Ensino Médio

Nesta modalidade de ensino, o aluno cursará o Ensino Médio estruturado em conjunto com a formação de Técnico em Logística, numa jornada de até 40 aulas semanais (até 8 aulas diárias), em cada uma das 3 séries. Ao final do curso, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá, também, o diploma de Técnico em Logística, com validade nacional, de acordo com o perfil profissional a seguir: O TÉCNICO EM LOGÍSTICA é o profissional que colabora na gestão dos processos de planejamento, operação e controle de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de estoques, de movimentação, de expedição, transporte e distribuição de materiais e produtos, e executa as mesmas funções utilizando tecnologia da informação. Identifica metodologias, sistemas, procedimentos e equipamentos e estabelece critérios para seleção e utilização adequadas. Presta atendimento aos clientes. Elabora e interpreta tabelas, gráficos e mapas. Implementa os procedimentos de controle de custos, qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico. Atua de forma cooperativa e solidária, segundo princípios éticos e cidadãos.

Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS

Mercado de trabalho
instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
Secretariado - Integrado ao Ensino Médio

Nesta modalidade de ensino, o aluno cursará o Ensino Médio estruturado em conjunto com a formação de Técnico em Secretariado, numa jornada de até 40 aulas semanais (até 8 aulas diárias), em cada uma das 3 séries. Ao final do curso, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá, também, o diploma de Técnico em Secretariado, com validade nacional, de acordo com o perfil profissional a seguir: O TÉCNICO EM SECRETARIADO é o profissional que assessora o executivo em linguagem nacional e internacional, aplicando as técnicas secretariais que subsidiarão o executivo na tomada de decisões, inclusive para o planejamento estratégico, tático, operacional e Plano Diretor. Exerce funções gerenciais, empreendedoras, práticas inovadoras e ações proativas, comprometido com a cultura organizacional. Gerencia o fluxo de informações: produção documental física e eletrônica, conferência da documentação com ênfase no apoio à gestão organizacional. Domina aplicativos e Internet na pesquisa, organização, elaboração, atualização e manutenção de dados.

Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS

Mercado de trabalho
Instituições públicas, privadas, mistas e do terceiro setor: indústrias, prestadoras de serviços e comércio.
Segurança do Trabalho - Integrado ao Ensino Médio

Nesta modalidade de ensino, o aluno cursará o Ensino Médio estruturado em conjunto com a formação de Técnico em Segurança do Trabalho, numa jornada de até 40 aulas semanais (até 8 aulas diárias), em cada uma das 3 séries. Ao final do curso, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá, também, o diploma de Técnico em Segurança do Trabalho, com validade nacional, de acordo com o perfil profissional a seguir: O TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO é o profissional que atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação, análise e definição de medidas de controle de riscos ambientais, de acordo com a Legislação Brasileira, Normas Regulamentadoras e princípios de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual), bem como participa de perícias e fiscalizações. Desenvolve ações educativas, coleta e organiza informações de Saúde e de Segurança do Trabalho. Avalia, analisa e executa diversos programas e projetos de prevenção em Segurança do Trabalho, dentre eles o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e demais programas previstos nas Normas Regulamentadoras. Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle com a utilização de recursos tecnológicos atuais. Relaciona-se com todos os níveis hierárquicos da empresa nos processos de negociação através de meios de comunicação adequados. Aprova e implementa políticas de procedimentos de Saúde e Segurança do Trabalho.

Eixo Tecnológico: SEGURANÇA

Mercado de trabalho
Empresas públicas; empresas privadas; indústrias; hospitais; comércios; instituições financeiras; mineradoras; construção civil; área rural.

Eletrônica - NovoTec
Duração do Curso: 3 anos
Período: Manhã ou Tarde
Aprígio: Luiz Fabiano de Melo
E-mail para contato: luiz.fabiano@etec.sp.gov.br

Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Eletrônica - Novotec integrado

Nesta modalidade de ensino, baseada na Lei nº 13.415/17, o aluno cursará o Ensino Médio estruturado em conjunto com a formação de Técnico em Eletrônica, numa jornada de até 30 aulas semanais (até 6 aulas diárias), em cada uma das 3 séries. Ao final do curso, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá, também, o diploma de Técnico em Eletrônica, com validade nacional, de acordo com o perfil profissional a seguir: O TÉCNICO EM ELETRÔNICA é o profissional que participa do desenvolvimento de projetos eletrônicos. Executa a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos. Realiza medições e testes com equipamentos eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.

Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

Mercado de trabalho
Indústrias; laboratórios de controle de qualidade e de manutenção; empresas de informática, de telecomunicações e de produtos eletrônicos.

Guia de Turismo
Duração do Curso: 3 anos
Período: Tarde
Aprígio: Prof. Marcelo Batista da Silva
E-mail para contato: marcelo.batista12@etec.sp.gov.br

Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Guia de Turismo - Novotec integrado

Nesta modalidade de ensino, baseada na Lei nº 13.415/17, o aluno cursará o Ensino Médio estruturado em conjunto com a formação de Técnico em Guia de Turismo, numa jornada de até 30 aulas semanais (até 6 aulas diárias), em cada uma das 3 séries. Ao final do curso, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá, também, o diploma de Técnico em Guia de Turismo, com validade nacional, de acordo com o perfil profissional a seguir: É o profissional que orienta, assiste e conduz pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional e respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. Informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros interesses do turista. Apresenta ao visitante opções de roteiros e itinerários turísticos disponíveis e, quando for o caso, concebe-o considerando as expectativas ou necessidades do visitante, tanto no âmbito regional e/ ou nacional. Utiliza instrumentos de comunicação, localização, técnicas de condução, de interpretação ambiental e cultural.

Eixo Tecnológico: TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

Mercado de trabalho
Prestação de serviços em empresas de turismo e órgãos governamentais de fomento ao turismo, nas esferas municipal, estadual e municipal e de forma autônoma.

Duração do Curso: 3 semestres
Período: Noite
Coordenador do Curso: Prof. Marcelo Batista da Silva
E-mail para contato: marcelo.batista12@etec.sp.gov.br

Eixo Tecnológico: TURMISMO, HOSPITALIDADE E LAZER

Perfil Profissional de Conclusão

O TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO orienta, assiste e conduz pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional e respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. Informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros interesses do turista. Apresenta ao visitante opções de roteiros e itinerários turísticos disponíveis e, quando for o caso, concebe-o considerando as expectativas ou necessidades do visitante, tanto no âmbito regional e/ ou nacional. Utiliza instrumentos de comunicação, localização, técnicas de condução, de interpretação ambiental e cultural.


Mercado de Trabalho

Prestação de serviços em empresas de turismo e órgãos governamentais de fomento ao turismo, nas esferas municipal, estadual e municipal e de forma autônoma.


Duração do Curso: 3 semestres
Período: Noite

Coordenadores de Curso

Extensões:
CEU Quinta do Sol: Prof. Orlando Ferreira Da Silva
E-mail para contato: orlando.silva13@etec.sp.gov.br

Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Perfil Profissional de Conclusão

É o profissional que instala sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores. Desenvolve e documenta aplicações para desktop com acesso a web e a banco de dados. Realiza manutenção de computadores de uso geral. Instala e configura redes de computadores locais de pequeno porte. Seleciona e opera aplicações em nuvem. Presta suporte local ou remoto a usuários de diferentes níveis técnicos e para diversas tecnologias.


Mercado de Trabalho

Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, que demandam sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores; indústrias em geral; comércio; empresas de prestação de serviços e empresas de tecnologia da informação; autônomo em consultoria, treinamento e desenvolvimento de softwares.

Certificações

MÓDULO I – Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE SUPORTE EM COMPUTADORES

MÓDULO II – Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE SUPORTE EM INFORMÁTICA

MÓDULO III – Habilitação Profissional de TÉCNICO EM INFORMÁTICA



Duração do Curso: 3 semestres
Período: Noite

Coordenador do Curso

Extensão Cel. Ary Gomes (Guarulhos):Prof. Karina Costa Paltrinieri Ronqui
E-mail para contato: karina.ronqui@etec.sp.gov.br

Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS

Perfil Profissional de Conclusão

O TÉCNICO EM LOGÍSTICA é o profissional que executa e colabora na gestão dos processos de planejamento, operação e controle de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de estoques, de movimentação, de expedição, transporte e distribuição de materiais e produtos, utilizando tecnologia de informação. Presta atendimento aos clientes. Implementa os procedimentos de controle de custos, qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.


Mercado de Trabalho

Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.


Certificações

MÓDULO I – Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXÍLIAR DE LOGÍSTICA

MÓDULO II – Qualificação Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE DE LOGÍSTICA

MÓDULO III – Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM LOGISTICA



Duração do Curso: 3 semestres
Período: Noite

Coordenador do Curso

Aprígio: Prof° Wilson Nobre
E-mail para contato: jose.nobre5@etec.sp.gov.br

Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Perfil Profissional de Conclusão

O TÉCNICO EM SECRETARIADO é o profissional que assessora o (os) executivo (os) em linguagem nacional e internacional, aplicando as técnicas secretariais que subsidiarão o (os) executivo (os) na tomada de decisões, inclusive para o planejamento estratégico, tático, operacional e Plano Diretor. Exerce funções gerenciais; empreendedoras; práticas inovadoras; ações proativas; comprometido com a cultura organizacional; gerencia o fluxo de informações: produção documental física e eletrônica, conferência da documentação com ênfase no apoio à gestão organizacional. Domina aplicativos e Internet na pesquisa, organização, elaboração, atualização e manutenção de dados.


Mercado de Trabalho

Instituições, públicas, privadas, mistas e do terceiro setor: indústrias, prestadoras de serviços e comércio.


Certificações

MÓDULO I – Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR DE SECRETARIA

Módulo II: Qualificação Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

MÓDULO III – Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM SECRETARIADO



Duração do Curso: 3 semestres
Período: Noite

Coordenador do Curso

Aprígio: Profª Celso Gregorio
E-mail para contato: Celso.santana3@etec.sp.gov.br

Vídeo de Apresentação do Curso
Eixo Tecnológico: SEGURANÇA

Perfil Profissional de Conclusão

O TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO é o profissional que atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais, de acordo com a Legislação Brasileira, Normas Regulamentadoras e princípios de Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Desenvolve ações educativas na área de Saúde e Segurança do Trabalho. Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPI e EPC. Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Avalia e executa diversos programas de prevenção em SST, inclusive PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.


Mercado de Trabalho

Empresas públicas e privadas, como indústrias, hospitais, empresas comerciais, mineradoras, de construção civil e área rural.


Certificações

MÓDULO I – SEM CERTIFICAÇÃO TÉCNICA

MÓDULO II – Qualificação Técnica de Nível Médio de AUXILIAR TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

MÓDULO III – Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO