Conheça nossa História


A primeira sede da Etec Professor Aprígio Gonzaga foi construída no ano de 1947, mas só começou a funcionar em 03 de novembro de 1958, com a lei de criação nº 822 de 03 de novembro de 1950, sob a denominação de Escola Artesanal da Penha que era mantida pela Secretaria da Educação. Nessa época a escola ficava localizada na Rua Guaiaúna, nº 751, na Penha, e o diretor era Mário Augustos Martins e somente os homens podiam ingressar na escola. Eram oferecidos os cursos de Mecânica de Automóveis, Desenho Técnico e Préindustrial.

Depois de alguns anos passou a ser uma escola industrial com equipamentos avançados para a época. Devido às constantes enchentes e as interrupções das aulas no prédio da Guaiaúna, a escola mudou para a Avenida Doutor Orêncio Vidigal, nº 212, onde está instalada até hoje. A partir dos anos de 1983 e 1984 os cursos foram mudados e as mulheres puderam ingressar também. Eram oferecidos os cursos de Secretariado, Desenho Mecânico e Eletrônica. Em 1994 a escola foi transferida para o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza CEETEPS e, desde então, foram oferecidos Cursos Técnicos. E, em 1999 foi oferecido o curso de Ensino Médio Regular. A partir de 2009, com o plano de Expansão do Governo do Estado, a Etec Professor Aprígio Gonzaga assumiu a administração de três Classes Descentralizadas, onde funcionam somente cursos técnicos no período noturno, a saber: E.E. Maria Carvalho Senne (Vila Ré); E.E. Cel. Ary Gomes (Guarulhos); e CEU Quinta do Sol (Cangaíba).

Quanto a localização da U.E. ela está situada no Bairro da Penha, Zona Leste da Capital Paulista, além de ser um bairro tradicional na cidade de São Paulo, caracterizase por ser um importante centro comercial da região, do qual possui empreendimentos de importância cultural e artística, como: o Centro Cultural da Penha, a Biblioteca José Paulo Paes, o Museu da Penha, o Teatro Martins Pena, a Igreja de Nossa Senhora da Penha e a Capela do Rosário, cujas oportunidades atraem a comunidade escolar da região. A região nas últimas décadas teve um aumento das instituições educacionais particulares vizinhas e com cursos equivalentes aos oferecidos pela ETEC, cujas residências ao entorno tem saneamento básico e Unidades Básicas de Saúde UBSs.
A escola por estar localizada próxima da Estação Penha do Metrô, e aos terminais de ônibus, tem sua clientela oriunda de diversos bairros da Zona Leste, bem como, de alguns municípios da Grande São Paulo, na qual em seu entorno a predominância é residencial, cuja comunidade também são nossos alunos.